Mary Cunha,gosto de criar e recriar

Minha foto
Qualquer coisa que vejo vira arte... Tenho 60 anos,já nasci fazendo arte. Gosto de ensinar tudo que sei.Meu objetivo é lançar sementes para dar outros frutos. Dou aula de artesanato para "crianças " acima de 60 anos e tb para a comunidade.Fico feliz qdo eles aprendem.Isto é gratificante!

Seguidores

Total de visualizações de página

sábado, 12 de fevereiro de 2011

NUNCA É TARDE PARA APRENDER











NUNCA É TARDE PARA APRENDER.









Os avós hoje - Que podem fazer?


Ao falar dos avós, há que distinguir entre os avós mais velhos e os avós jovens. Estas são as pessoas que começam a ter netos sem idade para ser avós ou avôs. Aqueles são os que passam dos 70 anos (ainda que a idade não diga tudo).
Por isso, quando afirmamos que os avós têm, hoje, um importantíssimo papel a desempenhar, a quem nos referimos?, aos jovens ou aos mais velhos?
Entendemos que a todos, mas os papeis são diferentes, porque suas circunstâncias são diferentes.
Disse Deutsch:
As empresas japonesas vêem com desagrado que na América o termo "velho" não seja sinônimo de "sábio".

O ANCIÃO, NO APOCALIPSE, É UM HOMEM CHEIO DE FORÇA

Nesta terra, melhor é homem de forças esgotadas, mas com juventude acumulada em sua experiência e em seu coração, se soube aproveitar o tempo para crescer como pessoa.
Nesta terra,"ser ancião implica haver vivido uma prolongada existência, encontrar-se ao final de uma longa viagem, talvez bastante cansado. A ancianidade é também tempo de despedidas; as coisas e os afãs vão lhe deixando".
O ancião é o vazio e o inútil para uma civilização saturada de materialismo hedonista. Por isso, quando se escreve perto deles há que dizer, com força, que "não é verdade que os anciãos sejam inúteis ou constituam uma carga difícil de suportar (...) Nos deram muito, quando se encontravam em plena força; nos dão agora, no acaso de sua vida, com sua presença venerável, com seu sofrimento silencioso, com sua palavra acolhedora.

"Privar à humanidade dos anciãos, seria tão bárbaro como privá-la das crianças".

Mas esta sociedade bem estável e permissiva está disposta a privar-se de uns e de outros.
O ancião é testemunha do passado. Portanto, de um valor incalculável para recuperar, em cada família, heranças espirituais perdidas. As heranças das melhores biografias de outras gerações dessa mesma família.
É assombroso ver o pouco interesse que há, em muitos lugares, por saber algo mais dos melhores antepassados. Os avós mais velhos poderiam dar-nos alguma notícia deles, isto é, de seus avós. E assim, além disso, eles seriam menos protagonistas e mais testemunhas.
Na realidade, "a vida dos anciãos ajuda a esclarecer a escala de valores humanos; faz ver a continuidade das gerações e de maneira maravilhosa a interdependência do Povo de Deus. Os anciãos têm além disso, o carisma de romper as barreiras entre as gerações antes de que se consolidem".
Desde a orientação familiar, se lhes pode ajudar aos avós mais velhos "a descobrir e a valorizar as incumbências dos anciãos na comunidade civil e eclesial, e em particular na família", citando palavras de João Paulo II.
Por outro lado, são inspiradores da sabedoria para os jovens e para o futuro. Isso ocorre, realmente, quando forem capazes de superar as diferentes crises, que se dão, na vida humana, entre fase e fase, e alcançarem a fase vital do homem sábio, daquele que sabe que tem, superada a crise do desprendimento. E além disso, não foram marginalizados da vida familiar de seus descendentes.
Desde a orientação familiar, se pode fazer muito, a este respeito, com os avós mais velhos, com seus filhos, com suas noras e genros, com seus netos, para que eles possam unir dois tempos - às vezes, bem longe -: o passado e o futuro, no presente de sua família extensa.

E os avós jovens?

Com respeito a isso, podemos dizer que estamos treinando uma nova geração de avós:


OS AVÓS DO SÉCULO XXI

Para então serão avós mais velhos. Hoje, são todavia:

- ATIVOS
- TRABALHADORES
- JOVENS DE ESPÍRITO
- COM MAIS TEMPO LIVRE, TALVEZ
- COM GRANDE EXPERIÊNCIA
- COM ILUSÃO
- CAPAZES DE SEGUIR APRENDENDO

Capazes de aprender a ser avós. E considerando esta aprendizagem com uma nova ilusão, como um voltar a começar para seguir a abertura, em uma sociedade que todos necessitamos.
Ocorre, com certa freqüência, que as famílias fundadas por seus filhos são diferentes à sua:
- trabalham os dois fora de casa;
- não têm pessoas que lhes ajudem;
- costumam andar sem tempo.

Mas também têm filhos - às vezes muitos filhos - e têm o direito e dever de educá-los. É verdade que devem viver sua própria vida familiar, sem interferências, sem intromissões, mas também é certo que vivem em uma sociedade que deveria ajudar-lhes. E os avós formam parte dessa sociedade.
Tudo o que chegaram a ser estes avós jovens podem canalizá-lo em benefício de outros: de sua própria família, da sociedade na qual vivem.
Às vezes, se ocuparão diretamente de seus netos, nem tanto para uma ação educativa como para uma ação cultural, certo que são os primeiros responsáveis na função familiar de:

CONSERVAR E TRANSMITIR VALORES DO ESPÍRITO

Com freqüência, continuarão ocupando-se de seus filhos, porque continuam sendo seus filhos, ainda que esteje já casados, ainda que sejam pais, porque a responsabilidade paterna ou materna não desaparece enquanto os filhos vivam nesta terra.
Desde a orientação familiar, os avós podem ajudar - jovens ou velhos - a ver o muito que podem fazer e o pouco que não devem fazer.

Podem ajudá-los a ver que um de seus objetivos consiste, sem dúvida, em:

-ampliar a visão familiar das gerações.

Se lhes ajudará a descobrir que:

- ser avô jovem é começar a aprender a dar como avô, harmonizando o material e o imaterial desse dar;

- ser avô jovem é também começar a aprender a receber como avô. Será, sobretudo, um receber inmaterial, mais ou menos esperado, para dar mais.

Por tudo isso, é uma lástima que muitos avós jovens não busquem orientação ou assessoramento para começar a sê-lo.
E é uma pena que muitas culturas, "especialmente como conseqüência de um desordenado desenvolvimento industrial e urbanístico, tenham levado e continuam levando aos anciãos a formas inaceitáveis de marginalização, que são fonte às vezes de fortes sofrimentos para eles mesmos e de empobrecimento espiritual para tantas famílias".
OS AVÓS JOVENS DEVEM APRENDER A SER AVÓS DO SÉCULO XXI

Oliveros F. Otero & Fernando Corominas




DIA DO IDOSO - 27 de setembro















Nesta data homenageamos a 3ª Idade, a maravilhosa idade da sabedoria, das experiências vividas e do amor desprendido dos avós.

Aprenda a curtir seus Anos Dourados

Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade.

A idade causa a degenerescência das células... a velhice causa a degenerescência do espírito.

Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina.

Você é idoso quando se exercita... você é velho quando somente descansa.

Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudades.

Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.

Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.

Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... para o velho o calendário só tem ontens.

Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.



Fonte: Particip-Ação, jornal da comunidade São Carlos Borromeu, Ago/Set/Out.2002


A alimentação do idoso merece atenção especial

Dia 27 de setembro (hoje) é o Dia Nacional do Idoso, criado para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. No Brasil, assim como no restante do mundo, a tendência é que a porcentagem de idosos aumente ainda mais, isto ocorre devido aos avanços na medicina e melhorias nas condições de vida das pessoas.
Neste contexto, a dieta é fundamental para que nos tornemos idosos saudáveis e também para que o idoso possa ter uma melhor qualidade de vida, auxiliando no controle de enfermidades como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, entre outras.
Diversos fatores podem influenciar na qualidade da dieta dos idosos, algumas mudanças são naturais decorrentes do envelhecimento:

Redução da sensibilidade ao gosto, cheiro e até diminuição da capacidade auditiva e visual podem prejudicar a alimentação do idoso. Muitas vezes ele acaba salgando ou adoçando demais a comida, por conta desta perda de sensibilidade, o que pode ser prejudicial a saúde. Neste caso a solução é abusar dos temperos naturais (alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, tomilho, manjericão, etc) para dar mais sabor aos alimentos sem causar danos à saúde.

Diminuição da secreção salivar (que pode ser causada pela medicação) e dificuldades de mastigação (devido ao uso de próteses ou ausência de dentes), podem levar a uma ingestão insuficiente de energia e nutrientes. Neste caso as alternativas são alimentos mais macios: sopas de legumes, purês, frutas amassadas, carne moída ou desfiada, sempre com variedade.

Diminuição da secreção gástrica: ocasiona menor absorção de cálcio e ferro, facilita o crescimento bacteriano, pode levar à dificuldades na digestão de gorduras e na absorção de vitamina B12. Isto pode ser contornado pelo oferta de refeições menores e mais frequentes, que podem ser mais facilmente digeridas.

A motilidade intestinal diminui, o que pode levar à constipação e sensação de estufamento e flatulência. Isto pode ser suavizado pela correta oferta de fibras e líquidos.

Idosos geralmente ingerem menos líquidos, seja pela diminuição da sensação de sede, seja pela diminuição da oferta, quando esta é feita por outras pessoas. Esta baixa ingestão hídrica pode levar à desidratação e agravar o quadro de constipação.
A alimentação do idoso não precisa ser sem cor e sem sabor, ao contrário, alimentos coloridos, variados e saborosos podem ser uma forma de estimular um dieta saudável. O ambiente também é muito importante: uma mesa bem arrumada, uma cadeira confortável e a companhia dos parentes podem ser um grande estimulo para que o idoso se alimente de forma a atingir as suas necessidades nutricionais.

Um comentário:

  1. belos trabalhos não só de artezanato como de amizade e amor para com os irmãos em suas voltas pois é isso que importa é o renascimento da melhor idade para todos os seres viventes em todos os lugare do mundo devia de ter uma escola,
    uma organização um instituto voltado para a todos os que estão em situação de quase desamparo pois é nestas horas que aparecam pessoas que nem vocês abençoadas por DEUS PARA PROPOR QUE PESSOAS QUE NÃO TEM COMO SE VIRAR SOSINHO ENCONTRA AMIGOS QUE O AMPARAM E LHE DÃO
    VIDA DE NOVO PARA PROSSEGUIR E CONFIAR NO SER HUMANO AMEM IRMÃOS CONTINUE FAZENDO ESTES LINDOS TRABALHOS SÃO DIVINOS OK ATE+ VISITEM OS MEUS BLOGS DE MENSAGENS EVANGELICAS SEI QUE VÃO GOSTAR AMEM ATE+

    ResponderExcluir