Mary Cunha,gosto de criar e recriar

Minha foto
Qualquer coisa que vejo vira arte... Tenho 60 anos,já nasci fazendo arte. Gosto de ensinar tudo que sei.Meu objetivo é lançar sementes para dar outros frutos. Dou aula de artesanato para "crianças " acima de 60 anos e tb para a comunidade.Fico feliz qdo eles aprendem.Isto é gratificante!

Seguidores

Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nove motivos para você apostar na caminhada


Nove motivos para você apostar na caminhada





Apenas 15 minutos por dia (para quem não faz nenhuma atividade) já são suficientes para obter resultados
foto: Divulgação

Roque Luz
Imagine um exercício fácil e barato de se fazer. Não exige horário fixo nem experiência para iniciar... Se pensou na caminhada acertou! Pode ter certeza que apenas 15 minutos por dia (para quem não faz nenhuma atividade) já são suficientes para obter resultados. Para que você não deixe para amanhã o início das caminhadas separamos nove motivos para começar já!

1. Auxilia no tratamento da osteoporose

Enquanto você caminha o impacto dos seus pés no chão provoca estímulos nos ossos que favorece a absorção do cálcio. Dessa forma os ossos ficam mais resistentes à osteoporose. Mesmo quem já sofre desse mal terá o benefício de impedir o avanço da doença.

2. Reduz a pressão arterial

Estudos mostraram que 40 minutos de caminhada provoca uma ligeira queda na pressão arterial que pode durar até 24h após o exercício. Como a caminhada também ativa mais o coração você mantém a circulação do sangue eficiente, levando mais oxigênio para todas as células.

Por estimular os músculos da perna (panturrilha principalmente) a caminha melhora o retorno venoso, ou seja, seu coração vai precisar de um esforço menor para fazer o sangue voltar. Isso significa preservar a saúde do coração e aumentar a sua longevidade.

3. Combate a depressão

Caminhar, principalmente ao ar livre, faz o seu corpo produzir endorfina em grandes quantidades. Esse hormônio é responsável pela sensação de alegria e relaxamento e é uma substância chave no combate à depressão.

Por causa deste hormônio, caminhar pode se tornar em um círculo vicioso muito saudável. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, que te dará mais ânimo para ficar cada vez mais tempo caminhando.

4. Auxilia no controle do colesterol

A relação entre o exercício de caminhada e a diminuição da gordura no sangue, não tem muita novidade. A caminhada aumenta a parte boa do colesterol conhecida como HDL, evitando que a parte ruim dele fique depositada nas artérias do indivíduo, podendo causar enfermidades.

Segundo pesquisadores de uma Universidade Canadense, uma caminhada de apenas 60 minutos, pode ajudar a reduzir efeitos prejudiciais à saúde que um alimentação rica em gordura pode ter sobre o corpo humano. Essa atividade física consegue diminuir os níveis de lipídios em até 30%, de acordo com o estudo.

5. Melhora a qualidade do seu sono

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Por gastar uma boa quantidade de energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte.

6. É uma forte aliada no controle do diabetes

Quando caminhamos o corpo produz mais insulina (substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo), já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

À medida que vai aumentando a intensidade dos treinos nosso corpo pode reverter a resistência à insulina, um fator importante para desenvolver o diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

7. Emagrece e equilibra o peso

Caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima do estoque de energias (gordura). Para tanto é necessário que faça uma caminhada vigorosa, aquela em que é difícil manter um conversa sem perder o fôlego.

Mas o benefício do emagrecimento vai mais além, pesquisadores comprovaram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

8. Controla a vontade de comer

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, perceberam uma redução drástica na vontade de comer chocolate das pessoas que fizeram 15 minutos de caminhada. Aqueles que apenas tentaram resistir ao doce sem fazer exercícios tiveram mais dificuldade de conter a vontade de atacar o chocolate.

Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem a ansiedade, efeito este que faz muitas pessoas buscarem compulsivamente os doces.

9. Protege contra derrames e infartos
Quem caminha tem o coração mais protegido, pois ter uma pressão sanguínea menor é um fator de prevenção contra derrames e infarto. Lembrando que todos os itens acima (redução de peso, diminuição do estresse e melhora dos níveis de colesterol) são de suma importância para ter um coração saudável e com menos possibilidades de complicações.

Roque Luz é comentarista da Rádio CBN e escreve no Vida Saudável



Exercícios para o idoso



Antes de começar a fazer atividades físicas procure um médico e antes da consulta*:

Faça uma lista de perguntas, sintomas e dúvidas. Peça a alguém para lhe ajudar.

Quando for ao médico leve todos os remédios que toma, incluindo remédios comprados sem
receita médica, como aspirina, por exemplo, e pergunte se realmente precisa fazer uso deles.
Caso os exames pedidos não fiquem prontos em poucos dias pergunte o que deve fazer antes da
próxima consulta.
Caso precise tirar dúvidas posteriores pergunte a quem você deve recorrer.
Caso o médico sugira mudar seu estilo de vida, mudar a dieta, ou prescrever algum remédio
pergunte:
como estas mudanças lhe ajudarão a melhorar Sua Saúde;
o que poderá acontecer se você não seguir suas recomendações.

Caso o médico recomende a prática de exercícios ou atividades físicas pergunte:
o que ele entende por atividade física (ou exercício físico);
que tipo de atividade (andar, nadar, pedalar, ginástica etc) atenderá melhor suas necessidades;
quanto tempo você deverá fazê-la (quantas vezes por semana e duração diária da atividade);
se deverá usar calçados e roupas especiais;
se atividade deverá ser acompanhada por um professor de educação física;
se há na comunidade grupos de apoio para pessoas com problemas de saúde semelhantes ao
seu, e onde encontrá-los.

Caso você esteja tomando algum medicamento pergunte ao médico:
qual o melhor horário para tomá-lo em relação a sua rotina (horário de início e término)
escolhida para a prática da atividade física.


Para avaliar seu progresso pergunte ao seu médico:
se você deveria usar um kit de monitoramento de pressão para ver se está respondendo bem à
medicação e às atividades físicas;
se você não sentir nenhum progresso, discuta com seu médico e pergunte a razão de um
progresso tão pequeno.

* Extraído das sugestões da American Heart Association de como consultar um médico (fornecido pelo Dr. Cláudio Gil Araújo).


Fonte: Equipe de profissionais associados ao Centro de Estudos do Projeto IMMA, coordenados pelo Dr. Alfredo Faria Junior.




Quedas de pessoas idosas devem ser levadas a sério, diz especialista
Da Agência Brasil(cidades@eband.com.br)
As quedas de pessoas com mais de 60 anos assumiram dimensão de epidemia no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou R$ 57,6 milhões de gastos com internações de idosos – em 2006, o total foi de R$ 49 milhões.

As mulheres representaram a maioria de idosos internados em 2009, somando 20.778 contra 10.029. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sílvia Pereira, elas ficam mais vulneráveis por causa da osteoporose – doença que atinge os ossos.

“As mulheres fraturam mais porque têm uma massa óssea menor, perdem muito osso depois da menopausa. Por volta dos 50 anos, há um declínio muito rápido por causa da perda do estrogênio”, explicou.

Causas

De acordo com a médica, as principais causas de queda entre pessoas acima dos 60 anos estão associadas a problemas de visão, problemas auditivos, uso de medicamentos e perda de musculatura – inclusive na planta do pé. Até mesmo defeitos na dentadura do idoso podem provocar tonturas.

Ela ressaltou que, por essa razão, pessoas mais velhas devem ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. No caso de pacientes com pressão alta ou diabetes, as consultas devem ser ainda mais frequentes. O médico deve estar atento e perguntar sobre eventual queda já que, para o idoso ou mesmo a família, nem sempre isso parece ter importância.

“A queda é minimizada. As pessoas pensam que é normal, mas não é”, reforçou. Outra dica é checar o ambiente onde vive o idoso – se é bem iluminado e se há “armadilhas” como degraus, buracos, fios soltos ou brinquedos espalhados. É preciso atentar ainda para o tipo de calçado usado pelos mais velhos. “Eles gostam muito de chinelo, mas não pode. A sandália tem que ser fechada atrás, o calcanhar não pode estar solto”, explicou.


Riscos

A queda pode causar sérios prejuízos à qualidade de vida do idoso, como dependência dos familiares, reclusão e depressão. Pode ainda levar à morte, em decorrência de problemas como traumatismo craniano, hemorragias e fraturas, sobretudo de fêmur.

Em 2009, o número de mortes provocadas apenas por fraturas de fêmur em idosos chegou a 1.478 em todo o país. Em 2005, a taxa foi de 1.304.

“Cirurgias em pessoas mais velhas têm mais risco, o pós-operatório pode apresentar problemas como pneumonia ou trombose. Isso tudo é o que a gente não quer. Queremos uma pessoa idosa saudável, ativa tanto na parte física quanto na intelectual”, afirmou Sílvia.

De acordo com a secretaria, os fatores que levam idosos a quedas estão relacionados principalmente à fraqueza dos membros inferiores, à pouca flexibilidade, à falta de equilíbrio e ao problemas de visão

Um comentário:

  1. Seus trabalhos são lindosss, que o Senhor possa continuar derramando essa unção sobre sua vida.

    Fk na Paz!

    fatinha-fbgs.blogspot.com

    ResponderExcluir